Jornal GOLFINHO: há um quarto de século, noticiando os principais fatos do Iate e da Ilha do Governador – Iate Clube Jardim Guanabara

Jornal GOLFINHO: há um quarto de século, noticiando os principais fatos do Iate e da Ilha do Governador

A mais moderna marina do Brasil deverá ser implantada no Iate
06/02/2018
Com Tite, nossa Seleção ganha mais respeito de todos os adversários
11/04/2018

Neste mês, o Jornal GOLFINHO inicia o seu 26º ano de exis­tência. Ele começou a ser editado no século passado, em março de 1993, inicialmente com o propósito de informar aos sócios do Iate Clube Jardim Guanabara a respeito das novidades e eventos realizados pelo clube. Mas, como o Iate está situado em uma região dinâmica e muito bairrista, a nossa querida Ilha do Gover­nador, logo o GOLFINHO transformou-se em um jornal de bairro, cobrindo todos os segmentos de interesse: cultural, social, espor­tivo, administração pública, segurança, financeiro… de interesse público, enfim.

Ao longo desses 25 anos, o Jornal GOLFINHO tem intera­gido intensamente com a população insulana, sendo porta-voz de suas reivindicações, incentivando as campanhas de solidariedade, apoiando as campanhas em prol de uma melhor qualidade de vida, como, por exemplo, na luta vitoriosa contra o projeto que pretendia construir um terminal pesqueiro na Ribeira, trazendo um movimento de mais de 500 caminhões/dia ao nosso bairro e atropelando le­gislações de segurança aérea, ambiental e de zoneamento urbano. Também defendemos com clareza e firmeza a construção do Fórum Regional da Ilha do Governador no Parque Manuel Bandeira, con­tra uma corrente que desejava que ele permanecesse no antigo e acanhado local, a ex-garagem de bondes do Cocotá.

Paralelamente, o Jornal GOLFINHO criou inúmeros eventos positi­vos, que movimentaram e enalteceram os insulanos, como o Prêmio Mérito Ilha, que vigorou de 2002 a 2009 e agraciava com troféus as personalidades que mais tinham contribuído, em 10 segmentos dife­rentes, para a valorização da região. Lançamos também, em 2003, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o concurso Futuro Jornalista, que premiou as melhores redações dos alunos das nossas escolas públicas; o concurso O Garçom Mais Simpático, em 2014; o concurso O Bebê Mais Bonito da Ilha do Governador, em 2011; e um concurso de fotografias, em 2013, para premiar os leitores que fizessem as mais belas fotos da Ilha, no mês de seu aniversário, setembro.

A sólida credibilidade adquirida pelo Jornal GOLFINHO, feito por uma equipe responsável e dedicada, conduzida pelo nosso excelente jornalista, o editor Alzir Rabelo, traduz-se, logicamente, no carrea­mento da indispensável publicidade, já que nenhum jornal não estatal dela pode prescindir.

Assim, meus parabéns à equipe e também aos nossos anunciantes e leitores, sem os quais não existiria razão para se fazer um jornal.